saúde-mental

A saúde mental dos seus colaboradores merece atenção!

Na realidade atual em que vivemos, a preocupação com a saúde mental e psicológica vem crescendo em disparada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade são principais causas da incapacidade de exercer funções e otimizar o tempo de trabalho, podendo vir a desencadear outros males.

De acordo com a OMS, as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil são: 

  • Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão)
  • Transtorno de Ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade)
  • Estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo)
  • Burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental)


A Digital Saúde compreende como é arriscado colocar seus operadores em perigo e também preza pela saúde psicológica de todos. Por isso, é necessário entender o que acontece dentro de uma empresa e qual o melhor caminho para cuidar dos seus colaboradores. Reunimos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão, acompanhe:

♦ O tabu no ambiente profissional

Você já deve ter ouvido falar que depressão “é uma frescura”, “falta de sonhos” ou até “relaxamento”. Afirmações desse tipo infelizmente também se fazem presentes em ambientes de trabalho, levando colaboradores doentes a desistirem da carreira pela falta de auxílio profissional médico necessário.

Existem casos de pessoas que nem ao menos sabem que estão precisando da ajuda e continuam fazer um enorme esforço, acabando por se desgastar fisicamente e mentalmente. O perigo ainda é maior quando o estresse chega em níveis de crises de ansiedade e até desmaios, também conhecido como Burnout.

♦ Sintomas e atenção

É importante ficar alerta no seu quadro de funcionários. Realizar atividades de descontração sempre que possível e desviar o foco do trabalho para que possa ter mais integridade. Muitas vezes, esse tipo de problema não alcança soluções devido a uma timidez do profissional e medo do caso ser banalizado.

O acúmulo de estresse pode demonstrar sinais como dores de cabeça, dores no estômago, vômitos ou náuseas e dificuldade de focar nas tarefas. Outras maneiras de perceber se há algo fora do comum é analisando o desempenho dos funcionários. Caso tenha uma queda na qualidade e na produtividade, o melhor a se fazer é procurar ajuda e conversar.

♦ Demonstre compreensão

Para uma empresa ter bons resultados, todos precisam estar em sintonia. E ela só acontece quando todos recebem o melhor tratamento, não sendo vistos como operadores apenas, mas também como pessoas.

Você pode realizar avaliações mensais utilizando plataformas do Google com perguntas em relação a cansaço ou estresse, espalhar comunicados a respeito de serviços – como psicólogo ou terapeuta – pelos locais mais frequentados e também convocar seus colaboradores para pequenas reuniões de rotina.

Dica – Crie grupos dentro das equipes por meio de aplicativos de yoga, meditação ou com o que melhor os colaboradores se identifiquem.

♦ Campanhas internas

A empresa pode realizar campanhas internas com o objetivo de aumentar a conscientização coletiva a respeito dos transtornos psicológicos e da importância da adoção de práticas que ajudem na boa saúde mental. Ações como debates, palestras e outras atividades podem ser centralizadas no setembro Amarelo Prevenção do Suicídio ou em outra data relevante para a instituição. O importante é que aconteça com frequência, para que o foco seja mantido.

Curtiu nosso conteúdo? Você já havia pensado no dia a dia dos seus funcionários e em como o estresse pode afetá-los de várias formas? É preciso respeitar os limites de cada um e pensar que uma empresa é, antes de tudo, formada por pessoas e não por máquinas e robôs.

Confira também:

Na Digital Saúde você encontra as melhores opções em planos de saúde para cuidar da sua equipe como ela merece! Trabalhamos com as melhores operadoras do mercado, prestando uma assessoria completa e 100% online e com atendimento personalizado.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas agora mesmo!

📱 (11) 5555.8797 – WhatsApp e fixo
📧 atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Fique de olho também nossas redes sociais, sempre publicamos dicas e novidades. 😉

Facebook – @digitalsaudenet
Instagram – @digitalsaudenet

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *