produtividade nas empresas

Como os benefícios aumentam a produtividade nas empresas?

Nos últimos anos, as empresas têm mudado a relação com os colaboradores e estão apostando cada vez mais na humanização. Um bom salário não é mais prioridade dos profissionais. Eles esperam que a empresa ofereça soluções para melhorar sua qualidade de vida, no ambiente de trabalho e também fora dele.

Caso seja bem planejado pela empresa, o conjunto de benefícios pode ser um significativo incentivo para o aumento da produtividade da equipe. Portanto, o melhor pacote remunerativo é aquele capaz de satisfazer, engajar e reter bons profissionais.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, conclui-se que trabalhadores mais felizes são 12% mais produtivos. Outra pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos EUA, identificou que colaboradores satisfeitos são três vezes mais criativos e podem colaborar com o aumento das vendas da empresa em até 37%.

Deixamos aqui uma reflexão: “Colaboradores comprometidos e que vestem a camisa da empresa fazem toda diferença nos resultados, não é mesmo? E perdê-los poderia causar grandes prejuízos para a saúde financeira da sua empresa, certo?”. Para te ajudar a evitar que isso aconteça, acompanhe como os benefícios empresariais são importantes para deixar os funcionários satisfeitos.  

Benefícios mais valorizados pelos profissionais no mercado

Saúde e bem-estar têm sido grandes apostas há muito tempo. Portanto, a pandemia da Covid-19 aumentou intensamente a demanda por esse tipo de benefício e a busca pela categoria se tornou mais procurada do que nunca. Quando falamos de saúde, a envolvemos nos seus mais amplos aspectos, por exemplo: física, mental e financeira.

Confira os resultados de uma pesquisa, feita pela Catho, que listou os 10 benefícios mais desejados pelos colaboradores.

  1. Assistência médica – 74,6%
  2. Participação nos lucros – 57,2%
  3. Vale-alimentação – 52,4%
  4. Vale-refeição – 50,7%
  5. Bonificação por desempenho – 45,6%
  6. Vale-transporte – 42%
  7. Assistência odontológica – 40,4%
  8. Auxílio-educação – 32,3%
  9. Seguro de vida – 32,1%
  10. Previdência privada – 27,8%

Benefícios: como fornecer de forma estratégica e eficiente?

Importante lembrar que o pacote de benefícios deve estar muito bem alinhado com as estratégias e o perfil de cada empresa. Para que o planejamento seja feito de forma eficiente, confira algumas dicas valiosas que separamos abaixo:

▪ Defina os objetivos da empresa

Em primeiro lugar é importante saber o motivo da empresa investir em um pacote de benefícios para seus colaboradores. Para investir na qualidade de vida dos trabalhadores e ter a garantia de um retorno produtivo? Para manter os talentos para os próximos anos? Como um diferencial competitivo para atrair novos profissionais? Para empoderamento da marca? Sem essas respostas fica difícil traçar uma estratégia bem definida e que traga bons frutos para a empresa.

▪ Faça um levantamento organizacional

O próximo ponto é analisar atentamente qual é o perfil e a cultura da empresa para entender quais são os benefícios empresariais mais valorizados pelos seus colaboradores. Leve em consideração os valores, a missão e como ela quer ser reconhecida no mercado e também por toda sua equipe. Por exemplo, empresas que priorizam a inovação têm uma política de benefícios mais moderna – como adotar o home office, apoio psicológico, atividades físicas e investir na educação contínua.

Muitos estudos apontam que, no geral, os Baby Boomers (nascidos entre 1946 a 1964) são os mais experientes dentro das empresas e valorizam bons salários para aproveitarem a aposentadoria com certa tranquilidade. A geração X (nascidos entre 1964 a 1980) prioriza o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, por esse motivo valorizam horários flexíveis e o home office.

Já os profissionais da geração Y, também conhecida como milênio (nascidos entre 1981 e 1995), são conhecidos pelo espírito empreendedor e por serem altamente conectados à tecnologia. Eles valorizam horários flexíveis, treinamentos e benefícios que ajudem no seu desenvolvimento.

▪ Pesquisa com os colaboradores

Como o principal objetivo da política de benefícios é a valorização dos colaboradores, nada melhor do que ouvir o que eles têm a dizer sobre o assunto. Por isso, para compreender as necessidades da equipe, faça uma pesquisa interna.

Depois de avaliar a pesquisa e analisar quais são os benefícios mais requisitados, é hora de tomar a decisão. Nessa etapa, veja quais são as condições da empresa e escolha os benefícios que sejam compatíveis com as expectativas da equipe.

▪ Importante: escolha bons parceiros

E por último, mas não menos importante, a escolha criteriosa dos parceiros é uma decisão muito importante. Contratar um pacote de benefícios para os colaboradores da sua empresa pode proporcionar inúmeras vantagens, mas é preciso atenção na hora de escolher a operadora para que tanto a sua empresa quanto os seus colaboradores possam aproveitar os benefícios.

A Digital Saúde conta com uma equipe altamente especializada e treinada para atender as necessidades de cada cliente. Oferecemos soluções inteligentes e eficientes de forma 100% digital.

Quer saber mais sobre a empresa? Entre em contato pelo ☎ (11) 5555-8797.