plano de saúde

Plano de saúde: por que oferecer aos funcionários?

A saúde e o bem-estar dos colaboradores são aspectos importantes que merecem atenção especial por parte das empresas. É fundamental proporcionar boas condições de trabalho para conquistar bons resultados, trazer mais segurança e viver em harmonia. Por esses motivos, o plano de saúde sempre foi visto como um grande atrativo para os profissionais. De acordo com dados da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência/IESS, ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo de consumo do brasileiro. E com a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, o interesse por convênios médicos aumentou ainda mais.

Quando a organização se compromete a oferecer planos de saúde para os trabalhadores, ela mostra a preocupação com a saúde e o bem-estar deles. Além do conforto proporcionado, o convênio pode também ser visto como um fator de motivação. Sem contar nas inúmeras vantagens para os colaboradores e também para a empresa. Confira!

▪ Motivação dos funcionários

O benefício desperta o sentimento de pertencimento no trabalhador, podendo, por um lado, aumentar a produtividade e a entrega de resultados. E por outro, diminuir drasticamente as chances do mesmo deixar o emprego. Além disso, essa relação de cuidado e proteção desperta um grau de confiança entre empresa e seus colaboradores.

Satisfeitos e seguros, os profissionais tendem a encarar a jornada de trabalho com mais motivação e, consequentemente, tornam o seu dia a dia muito mais produtivo – gerando grandes resultados para a empresa.

▪ Criação de um diferencial competitivo

O grande diferencial de uma empresa na hora de divulgar uma vaga tem relação com os benefícios que ela pode oferecer. Quanto melhor for o pacote de benefícios, mais fácil será atrair talentos — o plano de saúde ganha destaque nesse quesito, já que o custo empresarial é bem mais atrativo do que o plano individual. Consequentemente, com a contratação de profissionais qualificados, a empresa aumenta o seu ponto de competitividade, tanto para a admissão de excelentes profissionais quanto para entregar resultados expressivos.

▪ Suporte aos acidentes de trabalho

Outra grande vantagem é que o convênio médico ajudará a solucionar o imprevisto e amparar o colaborador caso aconteça um acidente de trabalho. Nesse momento, todo o suporte é necessário e um plano de saúde é a melhor maneira de prestar atendimento rápido e seguro. Dessa forma, o trabalhador é devidamente assistido, podendo retornar às suas funções mais rapidamente.

▪ Aumento da produtividade

Investir na qualidade de vida dos colaboradores é garantia de retorno produtivo. Com um plano de saúde como benefício, eles terão mais disposição e qualidade de vida para executar as tarefas do dia a dia. Além disso, a tendência é que os profissionais procurem com mais frequência o médico, fazendo mais check-ups e mantendo a saúde em dia.

▪ Bem-estar e qualidade de vida para todos

Trabalhadores satisfeitos e saudáveis com a empresa tendem a reclamar menos. Isso colabora para o bem-estar de todos e leva o clima da empresa para um patamar mais agradável em que as relações focam na produtividade e não apenas no salário ao final do mês. Tentar manter um funcionário exige que você mostre o quanto ele é valioso e uma forma é cuidando da sua saúde e do seu bem-estar.

O que levar em consideração na hora de escolher um plano empresarial?

▪ O primeiro passo é entender o contexto

Durante o planejamento de contratação de um produto de assistência médica e hospitalar, é imprescindível saber quem vai usar o plano de saúde. É necessário conhecer o perfil dos colaboradores para compreender quais são as suas necessidades e conseguir decidir as características do produto.

As principais informações que precisam ser analisadas são:

– Número de colaboradores em cada faixa etária — quanto maior é a idade do trabalhador mais alto é o preço da mensalidade do plano para ele.

– Gênero dos funcionários — existem serviços médicos que são específicos para homens e outros para mulheres.

– Estado civil, número de filhos e a idade deles —o plano de saúde também pode acolher cônjuges e familiares.

– Número de colaboradores com doenças crônicas — faça um levantamento do percentual de colaboradores com doenças crônicas para verificar se o plano tem suporte para as enfermidades mais comuns, como hipertensão e diabetes.

▪ Atenção ao perfil dos colaboradores!

Na hora de escolher o plano de saúde mais adequado para os trabalhadores da sua empresa, tenha em mente que o principal aspecto a ser levado em consideração é o perfil da equipe. Ele deve pesar mais do que o custo no momento da escolha, justamente por ser uma ferramenta de retenção e fidelização de talentos. Sendo assim, você conseguirá ter um plano de saúde adequado e que surtirá efeitos positivos em curto, médio e longo prazos.

▪ Carência do plano

Quando falamos de carência, estamos falando do prazo que o beneficiário precisa aguardar para começar a utilizar determinados procedimentos do convênio médico, como serviços de parto, cirurgia ou atendimentos de urgência. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina o tempo máximo de espera, mas cada operadora de plano é livre para definir a sua carência, desde que respeite o que foi estabelecido pela legislação.

▪ Avalie a cobertura do plano

A cobertura do plano de saúde empresarial é um fator muito importante que deve ser avaliado. Afinal, é ela quem define quais procedimentos estão disponíveis para os beneficiários.

Conheça as alternativas e o que elas oferecem:

– Ambulatorial: consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais.

– Ambulatorial e hospitalar com obstetrícia: oferece consultas, obstetrícia, pré-natal, exames de apoio ao diagnóstico e procedimentos ambulatoriais.

– Hospitalar sem obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, sem garantir assistência ao parto.

– Hospitalar com obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, com garantia de assistência ao parto e durante 30 dias após o parto.

– Segmentação referência: união da prestação ambulatorial com o adicional de hospital com obstetrícia em acomodação de enfermaria (quarto compartilhado) e apartamento (quarto privado).

– Odontológico: prestação de serviços exclusiva para atendimentos odontológicos.

Contratar um plano de saúde para os colaboradores da sua empresa pode proporcionar inúmeras vantagens, mas é preciso atenção na hora de escolher a operadora para que tanto a sua empresa quanto os seus colaboradores possam aproveitar os benefícios.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Digital Saúde pelo ☎ (11) 5555-8797. Temos uma equipe de especialistas para te atender!

Até a próxima!