O plano de saúde é um benefício que se bem utilizado pode proporcionar inúmeros benefícios, como: auxiliar em casos de emergências, oferecer atendimento de qualidade, agilidade e tranquilidade. Porém, o uso inapropriado pode afetar nas despesas e fazer parte dos reajustes abusivos que têm sido motivo de cancelamentos de planos.

Nós da Digital Saúde compreendemos a importância de um pacote personalizado e que atenderá todas as suas necessidades sem pesar no seu bolso. Em tempos de isolamento social, é mais do que essencial poder contar com uma equipe preparada para tratar desde pequenos resfriados até infecções virais.

Contudo, muitos brasileiros que têm planos de saúde não sabem ao certo a melhor forma de utilizar seus benefícios e podem acabar perdendo algumas vantagens ou pagando a mais por algo que não será necessário. Por isso, a Digital Saúde selecionou essas dicas de como fazer um bom uso do seu plano. Confira!

Consequências do mal uso

Sabe-se que anualmente há um reajuste do valor do plano individual definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele leva em consideração o envelhecimento da população, inflação médica e novas tecnologias implantadas.

No caso dos planos coletivos, há três tipos de reajuste: anual, por faixa etária e o de sinistralidade. Esse último, leva em consideração a frequência do uso de serviços e tem relação direta com o valor a ser ajustado.

Cheque a carência do plano

O período entre a assinatura do contrato e o início do uso dos serviços é chamado de carência. Existem diversos tipos de carência para casos distnintos. Geralmente a relação é a seguinte:

  • Urgências e emergências: 24 horas
  • Internações, procedimentos complexos e cirurgias: 180 dias
  • Doenças e lesões já existentes: 24 meses
  • Partos: 300 dias

Lembre-se de que é importante ler atentamente o contrato e tirar dúvidas em relação aos períodos de carência. Um bom entendimento evita surpresas ao utilizar o plano de saúde.

 Rede credenciada

Os hospitais, as clínicas, os laboratórios e os médicos cobertos pelo plano de saúde são chamados de rede credenciada. Ao ser necessário utilizá-lo, o ideal é verificar se as especialidades listadas incluem as clínicas e os locais dispostos na sua rede.

Organize seus exames

Há exames de rotina, como os de sangue, cujo prazo de validade são prolongados. Dessa forma, não é necessário repeti-los em curtos períodos de tempo. Verifique a data do exame e se for possível, guarde-o. Além de manter a ordem nos seus exames, ter um histórico é viável para que o médico tenha dados essenciais em diagnósticos e tratamentos.

 Atenção com agendamentos

Imprevistos são comuns, porém não comparecer em consultas e exames após serem marcados pode ser prejudicial a outros pacientes que esperam para receber os serviços. Avisar com antecedência sobre o não comparecimento é ceder uma vaga para aqueles que também esperam nas filas e muitas vezes aguardam por desistência. Não se esqueça de colocar-se no lugar do outro, ok?

Cheque a guia médica

O estabelecimento disponibiliza uma guia após o atendimento. Ela tem a descrição dos procedimentos realizados e é um documento indispensável para que a operadora do plano repasse o valor ao médico. Leia e certifique-se de que os serviços constados na guia foram realmente utilizados e caso tenha divergências, comunique imediatamente a sua operadora de saúde.

Retorno médico

A legislação vigente garante o direito do paciente ao retorno médico sem custos para confirmação de diagnósticos e apresentação de exames. O período de retorno é definido pelo próprio médico. Uma das melhores opções é aproveitar a consulta gratuita para esclarecer dúvidas em relação aos procedimentos. Para que nada passe em branco, o ideal é anotar dúvidas e levá-las no dia da consulta.

Mais opiniões em casos complexos

Não é recomendado consultar vários médicos a respeito de um diagnóstico que já se tem a certeza de baixa gravidade. Por outro lado, é importante visitar mais de um consultório em casos complexos, por exemplo em casos de necessidade de cirurgia. Contudo, cuidado para não cair em situações onde diversos procedimentos sejam listados. Quanto maior, mais complexos e mais frequentes, mais isso se refletirá na conta do plano.

Saiba quem cuida de você

É importante conhecer a sua operadora médica. A Digital Saúde oferece todo o suporte e o melhor tipo de apoio com orçamentos que cabem no seu bolso – para otimizar seu tempo.

Nossa equipe comercial quer entender o seu perfil e o seu momento de vida para oferecer a solução mais adequada e personalizada com cada caso.

Proporcionamos uma consultoria 100% digital e descomplicada! Fale com a gente:

📱 (11) 5555.8797 – WhatsApp e fixo
📧 atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Fique de olho também nossas redes sociais, sempre publicamos dicas e novidades. 😉

Facebook – @digitalsaudenet
Instagram – @digitalsaudenet

Este artigo foi útil?
Avalie

0 / 5. 0

0