Quais são os tipos sanguíneos?
O tipo sanguíneo é determinado pelos tipos sanguíneos do pai e da mãe. Existem quatro tipos sanguíneos: o grupo A, o grupo B, o grupo AB (combinação de A e B) e o grupo O. O que os classifica e diferencia é a presença ou ausência de determinada proteína na superfície das hemácias (os glóbulos vermelhos).

Segundo a hematologista Maria Carolina Tostes, todos os tipos de sangue são variações da expressão ou não da molécula que determina o tipo A ou B: “O tipo sanguíneo é estabelecido da seguinte forma: presença da molécula que determina o grupo A ou da que determina o grupo B; caso o indivíduo tenha as duas, seu sangue é AB, se não possuir nenhuma, será do grupo O”.

Particularidades de cada tipo
Tipo A: também é chamado de anti-B, pois contém anticorpos contra o grupo B. Só recebe sangue de pessoas do tipo A ou O;
Tipo B: também é chamado de anti-A, pois contém anticorpos contra o tipo A. Só recebe sangue de pessoas do tipo B ou O;
Tipo AB: esse grupo sanguíneo pode receber sangue de todos os tipos sanguíneos, pois não possui anticorpos contra o tipo A nem B;
Tipo O: popularmente conhecido como “doador universal”, pois pode doar para todos os outros tipos sanguíneos. Ele, porém, só recebe doações de pessoas do mesmo grupo sanguíneo, pois possui anticorpos anti-A e anti-B.

Fator Rh
O fator Rh é outra molécula que também está presente na superfície da hemácia e representa um outro gene. Os tipos sanguíneos, além da classificação ABO, também são especificados de acordo com o fator Rh, que confere “polaridade” (sinal – ou +) ao sangue.

Assim, ainda dentro do sistema ABO, existem oito tipos sanguíneos:
• A+ (grupo A com fator Rh positivo);
• B+ (grupo B com fator Rh positivo);
• AB+ (grupo AB com fator Rh positivo);
• O+ (grupo O com fator Rh positivo);
• A- (grupo A com fator Rh negativo);
• B- (grupo B com fator Rh negativo);
• AB- (grupo AB com fator Rh negativo);
• O- (grupo O com fator Rh negativo).


Tipos sanguíneos: quem doa para quem?
É importante saber que todos os tipos sanguíneos podem doar, mas tanto o grupo ABO quanto o fator Rh têm de ser levados em consideração na doação e transfusão de sangue.

Caso a pessoa receba um tipo sanguíneo do qual possui anticorpos contra, ou seja, não possui compatibilidade, ocorrerá uma reação transfusional e as hemácias transfundidas serão destruídas, podendo levar a sérias complicações.

Tipo A+: doa para AB+ e A+. Recebe de A+, A-,O+ e O-;
Tipo A- : doa para A+, AB+, A-, AB-. Recebe de A- e O-;
B+: doa para B+ e AB+. Recebe de B+, B-, O+ e O-;
B- : doa para B+, AB+, B-, AB-. Recebe de B- e O-;
AB+: doa para AB+. Recebe de A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-;
AB-: doa para AB+ e AB-. Recebe de A-, B-, O- e AB-;
O+: doa para O+, A+, B+, AB+. Recebe de O+ e O-;
O- : doa para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB-, O-. Recebe de O-.

Fonte: minhavida

Este artigo foi útil?
Avalie

0 / 5. 0

0