Benefícios da Leitura

7 Benefícios Que A Leitura Traz

Além de ser um momento de lazer e diversão, a leitura traz benefícios para o corpo e para a mente do leitor. Confira 7 benefícios que a leitura traz para o quem tem o hábito de ler.

1. Escrever e falar melhor, com vocabulário maior
Pessoas que leem mais possuem um vocabulário mais rico e maior, portanto, na hora de escrever e falar, conseguem organizar as palavras de uma forma mais fácil de ser compreendida.

2. Aprender e resolver problemas
A leitura ainda é a melhor forma de entender melhor sobre qualquer assunto e consumir informação. Atrelado a isso, a capacidade de resolver problemas também é estimulada na leitura, pois histórias reais ou ficcionais trazem à tona obstáculos que podem ser encontrados de forma semelhante na vida real.

3. Benefícios Cerebrais
A leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação, ajudando a manter o cérebro saudável e jovem. Além disso, também melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.

4. Ser uma pessoa melhor
Alguns livros tem o poder de humanizar e aflorar os sentimentos, desenvolver a empatia e motivar os leitores a correrem atrás dos seus sonhos e objetivos. Além disso, com o desenvolvimento da empatia, a leitura desenvolve a habilidade de ver diferentes perspectivas de uma mesma história.

5. Ser uma pessoa mais agradável
Uma pessoa que tem o hábito de ler, provavelmente tem mais conteúdo para uma conversa e como a leitura costuma ser uma forma de fugir um pouco da realidade, bons leitores possuem um nível de estresse inferior em relação às pessoas que não possuem o hábito de ler.

6. Criatividade
A criatividade dos leitores são muito mais potentes se comparada a de pessoas que não possuem o hábito de ler. A leitura de histórias potencializa a criatividade na hora de ter novas ideias, resolver problemas e criar algo novo, em diversas áreas do conhecimento.

7. Autoestima
É comum que pessoas que possuam o hábito de ler se sintam mais inteligentes por estarem absorvendo conteúdo e aprendendo, portanto, tendem a ter uma autoestima mais elevada.

Fonte: laboratoriosace

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *