8 de Março – Dia Internacional da Mulher

O Dia da Mulher é comemorado em 8 de março, sendo uma data de extrema importância no calendário internacional. Afinal, ela representa anos de lutas e conquistas por direitos igualitários, trazendo sempre uma reflexão sobre questões de igualdade e respeito entre os gêneros.

Mas você sabe quando e como surgiu essa comemoração? Para isso, nós criamos um artigo completo sobre o Dia Internacional da Mulher, contanto um pouco da sua história e das principais conquistas alcançadas em anos de lutas por seus direitos. Confira!

• A origem da data:

Existem muitas dúvidas sobre como surgiu o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e representa uma série de movimentos que lutaram por melhores condições de salário e direitos igualitários para mulheres.

Uma das primeiras manifestações ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, e envolveu 15 mil trabalhadoras que foram às ruas protestar pelas condições de trabalho precárias e degradantes. A situação se estendia também para o continente europeu.

Em 1911, ocorreu em Copenhague, na Dinamarca, a segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, cuja líder do movimento sugeriu uma reunião anual para discutir sobre os direitos da mulher. Após isso, ocorreram diversas manifestações sobre o tema.

  • Mas por que dia 8 de março?

Com diversas manifestações ocorrendo pelo mundo, as operárias russas foram às ruas em 8 de março de 1917 para protestar contra a grande fome que assolava o país devido à Primeira Guerra Mundial. Elas foram duramente repreendidas pelo governo, e o episódio foi o pontapé inicial para a Revolução Russa.
A partir daí, o movimento socialista adotou a data como o Dia Internacional da Mulher e realizou diversas comemorações ao redor do mundo. Anos mais tarde, a ONU oficializou a celebração.

Com mais de 100 anos de existência, o Dia da Mulher trouxe uma série de conquistas para serem comemoradas no dia 8 de março que foram bravamente reivindicadas por várias gerações.

Hoje, as mulheres têm direitos igualitários na sociedade na maioria dos países. Também têm voz perante os principais eventos da sociedade, como o direito ao voto e a candidatura a cargos públicos. Hoje, a mulher pode trabalhar quando e onde quiser.

A jornada pela igualdade de gênero é contínua, e apesar de estarmos em constante luta ao longo da história do Dia da Mulher, também temos vários motivos para comemorar!

Fonte:
Grupo Tenda Atacadista

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *