Com a correria do dia a dia, muitas vezes não separamos um tempo para cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama, por exemplo, é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo, fora várias outras doenças que corremos o risco de desenvolver ao longo da vida, o que reforça a importância da prevenção, para sempre saber se está tudo bem com a nossa saúde. 

Ter uma vida saudável auxilia não só na prevenção de muitas doenças, mas também no bem-estar da mulher, já que tendo uma rotina bem definida podemos combater o estresse, o sedentarismo e até mesmo a obesidade, fatores que prejudicam a saúde da mulher.

Deseja saber mais sobre que práticas você pode incluir na sua rotina para ter hábitos mais saudáveis e cuidar da sua saúde? Continue a leitura, nesse post vamos dar 5 dicas que vão te ajudar a levar uma vida melhor!

1 – Faça exames preventivos

Não tem como falar sobre a saúde da mulher sem mencionar que existem exames que devem ser feitos periodicamente. Segundo a ginecologista e obstetra Adriana Macedo, os exames periódicos têm a finalidade de diagnosticar alterações da saúde da mulher mesmo antes da paciente apresentar sinais e sintomas das doenças ginecológicas, melhorando assim as chances de tratamento e cura. Por isso, é extremamente importante que você não deixe de se consultar com um especialista com frequência, já que essa é uma das melhores formas de garantir que está tudo bem. 

2 – Tenha uma rotina de exercícios físicos

Muitas mulheres praticam exercícios físicos apenas para manter o corpo em forma. Mas, você sabe dos benefícios que essas atividades proporcionam para a saúde da mulher?

  • Deixa a mulher mais feliz e afasta os sintomas da TPM
  • Perda de peso e da porcentagem de gordura corporal
  • Redução da pressão arterial
  • Melhora do diabetes
  • Diminuição do colesterol
  • Melhora cardiovascular
  • Sensação de bem-estar
  • Regula o ciclo hormonal da mulher

Viu quantas vantagens? Inclua uma rotina de exercícios diariamente, a recomendação da OMS é de que a atividade física moderada seja de 150 a 300 minutos, e a atividade física intensa de 75 a 150 minutos, quando não houver contraindicação.

3 – Tenha uma boa qualidade de sono

Uma boa noite de sono é indispensável para a saúde feminina, mas na correria do dia a dia, nem todas acabam tendo uma. Segundo estudos, com tantas tarefas, o cérebro das mulheres exige muito delas, o que faz com que elas precisem de cerca de 20 minutos a mais de sono do que os homens, assim como as chances de desenvolver problemas como depressão e doenças cardíacas, que são maiores. Por isso, confira nossas dicas para dormir melhor:

  • Adote horários regulares de sono
  • Faça atividades físicas pela manhã ou à tarde
  • Evite cafeína à noite
  • Coma alimentos leves antes de dormir
  • Tenha um local aconchegante para dormir
  • Pratique atividades relaxantes antes de dormir, como ler um livro ou meditar

4 – Invista em uma dieta saudável

A alimentação saudável é essencial para manter a saúde da mulher, já que auxilia no bom funcionamento do corpo, ajudam as mulheres que sofrem com TPM ou até mesmo com a menopausa. Além disso, alimentos saudáveis melhoram o funcionamento do organismo e também na prevenção de doenças. Veja os alimentos que não podem faltar na sua rotina alimentar:

  • Lentilha (alivia os sintomas da TPM)
  • Vegetais (Melhoram a circulação sanguínea)
  • Romã (Evita o câncer de mama)
  • Chocolate meio amargo (Ajuda na sensação de bem-estar)

Não se esqueça também de consumir muita água ao longo do dia, ela é essencial para o bom funcionamento do corpo e, além disso, melhora a hidratação do cabelo e da pele.

5 – Faça algo por você mesma

Em meio a rotina agitada que muitas mulheres se encontram atualmente, muitas acabam se esquecendo de tirar um tempo para si mesma, o que aumenta o estresse, que não faz nada bem para a saúde. É importante que mesmo na correria com atividades de trabalhar, cuidar dos filhos, cuidar da casa, você tire ao menos alguns minutos para fazer algo que goste. Ler um livro, assistir  série ou filme preferido, sair para comer em algum lugar que você gosta ou até mesmo cuidar do cabelo e da pele para relaxar  – o essencial é não esquecer que você é sua maior prioridade.

Queremos reforçar que a saúde da mulher é muito importante, por isso nunca esqueça de tirar um tempo para colocar os seus exames em dia e praticar bons hábitos para ter uma boa qualidade de vida no futuro!

Confira também:

Na Digital Saúde você conta com uma variedade de planos para cuidar da sua saúde, além de contar com assessoria de forma on-line e prática, com um atendimento totalmente personalizado. 

Entre em contato com a nossa equipe especializada!

WhatsApp: (11) 5555- 8797
E-mail: atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br
Facebook – @digitalsaudenet
Instagram – @digitalsaudenet

Este artigo foi útil?
Avalie

0 / 5. 0

0