saúde do trabalhador

5 dicas valiosas para garantir a saúde do trabalhador

Ter uma empresa não é apenas estar à frente de uma equipe e demandar serviços. É importante lembrar sempre que ao trabalhar com pessoas, deve-se investir em iniciativas para aumentar e garantir a qualidade de vida previsto nas normas determinadas pela legislação. Atualmente, o modo de cuidar da saúde dos funcionários tornou-se um fator que valoriza a imagem da empresa.

Quanto maior a leveza e a sensação de bem-estar no ambiente de trabalho, melhor é o desempenho da equipe e a produtividade nos departamentos. Isso porque o profissional, quando se sente amparado pela empresa, tende a construir laços mais sólidos de pertencimento.

Por conta disso, a Digital Saúde selecionou algumas dicas de ações e atitudes que podem trazer ganhos de produtividade, reduzir o número de faltas causadas por doenças e garantir melhor qualidade para a sua empresa.

1 – Escute todos os colaboradores com atenção!

Um passo indispensável é ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, quais pontos os incomodam e discutir como pode ser resolvido – tendo em vista que ambas as partes devem estar confortáveis com os trâmites. Cada profissional tem algo importante a dizer para melhorar o dia a dia da empresa, seja algo relacionado ao clima organizacional ou aos processos de trabalho. Demonstre preocupação com os sentimentos e as necessidades dos seus profissionais e não crie barreiras para ideias que possam parecer inicialmente equivocada.

Lembre-se de que não devem ser apontadas apenas dificuldades, mas também demandas, possibilidades de melhoria no ambiente, troca de equipamento, solução de conflitos internos e garantir a integridade da sua equipe.

2 – Incentive a prática esportiva

A prática de exercícios físicos deixa as pessoas mais produtivas, criativas, dispostas e concentradas. Pode-se agendar dias especiais para atividades ao ar livre e prática de exercícios que incentivam o trabalho em equipe. Lembre-se das pausas adequadas para alongamento e descanso, certificação da qualidade de alimentos e água do local.

Esses benefícios diminuem o estresse e também as chances de desenvolver dores ou sintomas de doenças como lombalgia, enxaqueca, sobrecarga e lesões por esforço repetitivo.

3 – Fale da importância do check-up médico

A maioria dos problemas de saúde pode ser evitada por meio da prevenção. Por esse motivo, os exames de rotina são tão importantes. Nem sempre o corpo envia sinais de que não está bem assim quanto parece. Muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico constante.

4 – Proporcione um excelente ambiente de trabalho

Garantir um ambiente de trabalho saudável e leve é fundamental para o bem-estar da sua equipe. As condições gerais de trabalho – como iluminação, conforto, nível de ruídos e temperatura -, são os principais responsáveis por afetar a saúde dos colaboradores e precisam ser controlados.

Quando você se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores e dá a eles condições para trabalharem com conforto e desenvolverem suas capacidades humanas e profissionais, sua empresa muito beneficiada.

Assegurar a qualidade de vida da sua equipe é uma atitude muito positiva, já que também reflete na sua produtividade. Afinal, quando estamos satisfeitos e felizes com nosso trabalho, nossa vida pessoal também se torna mais equilibrada, e, consequentemente, produzimos mais.

5 – Ofereça benefícios

Quando a empresa se compromete a oferecer planos de saúde para os trabalhadores, ela mostra a preocupação com a saúde e o bem-estar deles. Além do conforto proporcionado, o convênio pode também ser visto como um fator de motivação. Sem contar nas inúmeras vantagens para os colaboradores e também para a empresa:

  • Colaboradores saudáveis e muito mais motivados
  • Redução de afastamentos e desligamentos por doenças
  • Diferencial competitivo
  • Assistência em caso de acidentes de trabalho
  • Bem-estar e qualidade de vida para todos

Confira também o nosso conteúdo sobre Plano de saúde: por que oferecer aos funcionários?

Solicite um orçamento dos nossos planos!

É muito importante pesquisar bem antes de escolher um bom plano de saúde para sua família. Compare coberturas, área de abrangências e, é claro, custo-benefício. Para facilitar esse processo, conte com a expertise da Digital Saúde.

Trabalhamos com as melhores operadoras de planos de saúde do mercado. Além de contar com uma equipe de profissionais especializados e altamente qualificados, que atuam com inteligência.

Ajudamos muitas empresas com nossas soluções eficientes!

Entre em contato conosco:

📱 (11) 5555.8797 – WhatsApp e fixo
📧 atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Fique de olho também nossas redes sociais, sempre publicamos dicas e novidades. 😉

Facebook – @digitalsaudenet
Instagram – @digitalsaudenet

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *