exames preventivos

Exames preventivos: dicas para incentivar seus colaboradores

Melhorar a qualidade de vida tem sido pauta frequente entre muitas empresas na atualidade. Prezar pela saúde, pelo bem-estar e pela segurança dos colaboradores aumenta significativamente o interesse em candidatar-se para o trabalho.

Dentro do ambiente profissional, existem profissionais que não se acostumam com uma rotina de realização de exames preventivos, julgando-os procedimentos constrangedores e por medo de descobrir algum problema mais sério. No entanto, o papel de um responsável pela empresa é de incentivar as práticas saudáveis e a realização de exames, por isso a Digital Saúde te traz algumas dicas, confira!

🩺 Mantenha seus funcionários informados

Promover campanhas é um passo interessante na busca pela saúde. Eventos como palestras e convenções de saúde são excelentes para empresas. Nelas, é possível sanar dúvidas, realizar números maiores de exames preventivos, conscientizar sobre a importância de manter rotinas médicas e levar convidados profissionais para atender seus colaboradores.

Distribuir material informativo também faz parte do cuidado. Panfletos, folders, e-mails, cartões de recomendação e guias são muito eficientes para relembrar e procurar atendimento. É importante manter um discurso claro e utilizar imagens chamativas que despertem o leitor. Ao final dos encontros, como brinde de participação, você pode oferecer pequenas lembranças, como camisetas temáticas, copos ou canetas. 

🩺 Atividades diferenciadas

Existem muitos cursos disponíveis gratuitamente na internet a respeito de educação em saúde. Também é interessante a opção de assistir às aulas gravadas, receber apostilas e materiais impressos com o logo da empresa. Além disso, é interessante investir em sessões de cinema com documentários, filmes, animações e reportagens sobre os temas.

Incentivar a prática de esportes e exercícios físicos é importante tanto quanto trazer momentos de descontração. Pode-se agendar dias especiais para atividades ao ar livre de recreamento e prática de exercícios que incentivem o trabalho em equipe. Lembre-se das pausas – para alongamentos e descanso – adequadas, certificação da qualidade dos alimentos e água do local. 

Esses benefícios diminuem o estresse e também as chances em desenvolver dores ou sintomas de doenças, como: lombalgia, enxaqueca, sobrecarga e lesões por esforço repetitivo.

🩺 Adapte os cuidados a cada gênero

É comum mulheres terem mais cautela em relação à saúde, por isso talvez seja mais fácil a adesão delas aos cuidados. Por isso, além dos exames gerais de rotina para todos os colaboradores, é interessante garantir exames específicos para as colaboradoras, podendo ser um deles o papanicolau, que previne contra o câncer. 

A mentalidade masculina tem mudado com o passar do tempo e cada vez mais homens têm procurado realizar exames de rotina. 

Enviar e-mails específicos para cada grupo ou realizar reuniões individuais pode trazer mais conforto e ajudar a dar mais normalidade aos assuntos.

🩺 Principais procedimentos

Para ficar por dentro, o melhor é saber com clareza quais os exames necessários e mais importantes a serem feitos.

  • Exame admissional – Realizado para a recepção do candidato na empresa antes de iniciar as atividades. Nesse processo, o funcionário responde perguntas a respeito de doenças crônicas, condições de trabalho no emprego anterior, problemas genéticos e histórico de saúde. Também são realizados exames clínicos para avaliação física, mental e emocional.
  • Exames complementares – Realizados para saber se o cargo desempenhado envolve algum risco à saúde do profissional.
  • Exames Periódicos – São comuns e realizados durante o ano para saber sobre os níveis de glicemia, pressão arterial, percentual de gordura, circunferência abdominal e dados do cotidiano que ajudam a manter um controle na empresa.
  • Exames para troca de função e retorno – Realizados caso o profissional tenha que mudar de área no trabalho, também serve para adequá-lo aos possíveis riscos ao qual será exposto. Em caso de abstinência de 30 ou mais dias consecutivos, novos exames deverão ser feitos.
  • Exame demissional – Deve ser feito ao se desligar do trabalho para que seja comprovado que o colaborador está deixando o local em boas condições de saúde. Deve ser feito dentro de 15 dias antes do colaborador sair da empresa, enquanto estiver cumprindo aviso prévio e até a data de homologação do contrato de trabalho.

Pode contar com a Digital Saúde para cuidar da sua equipe. Promovemos os cuidados necessários em variadas áreas médicas, odontológicas e garantimos suporte de ponta.

Encontramos o plano ideal para o seu negócio por um preço que cabe no orçamento. Nossa equipe está preparada para te atender da melhor forma.

Entre em contato conosco:

📱 (11) 5555.8797 – WhatsApp e fixo
📧 atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Fique de olho também nossas redes sociais, sempre publicamos dicas e novidades. 😉

Facebook – @digitalsaudenet
Instagram – @digitalsaudenet

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *