mudanças de hábitos

Como a mudança de hábitos contribui para a prevenção do câncer de próstata?

O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco que contribuem para o seu desenvolvimento. Entre eles estão a idade, histórico familiar, hábitos nocivos, como tabagismo, e dieta rica em carne vermelha e baixa no consumo de frutas, verduras, cálcio e fibras.

Por isso, a mudança de hábitos é uma das formas de prevenir o surgimento desse tipo de câncer, sempre associada aos exames periódicos. 

Dessa forma, com pequenas ações diárias, como as que veremos a seguir, é possível aumentar a qualidade de vida, mantendo o câncer de próstata e também doenças crônicas longe o seu organismo. 

1. Pratique atividades físicas

Quando falamos sobre praticar atividades físicas, é importante ressaltar que existem diversas formas que podem ser consideradas. Por exemplo, se você não gosta muito de academias e centros de exercícios, isso não é um problema. 

É possível praticar atividades de diferentes maneiras, como, por exemplo, caminhar até o trabalho, andar de bicicleta no bairro, realizar alongamentos, praticar esportes com os amigos, entre outras. O importante é abandonar a vida sedentária e começar a se mexer.

2. Invista em uma alimentação equilibrada

Assim como a prática de atividades, manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para ter saúde e fortalecer a imunidade. Afinal, o que você ingere é combustível para seu corpo.

Portanto, sua dieta deve ser rica em alimentos variados que contenham proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais de forma equilibrada. Além disso, a ingestão de água também é muito importante para melhorar o funcionamento do organismo.

3. Tenha um sono de qualidade

Você pode estar se perguntando como o sono está relacionado ao câncer de próstata. A verdade é que manter um sono de qualidade é essencial para o bom funcionamento do corpo. Dormir bem renova as energias, equilibra o metabolismo e libera substâncias para a manutenção do sistema imunológico. Com boas noites de sono, você pode desempenhar suas atividades com mais eficácia, seja no trabalho ou vida pessoal. 

4. Mantenha sua vida organizada

A desorganização é um fator que contribui para o aumento do estresse. Consequentemente, impedindo que você tenha boa qualidade de vida. Isso acontece porque o estresse desencadeia dores musculares, insônia, transtornos alimentares, depressão e outras doenças.

Assim, ao manter a vida organizada. Ou seja, realizando o planejamento de sua rotina e permitindo ter uma visão geral dos seus dias você evita situações de estresse e, como resultado, todas as complicações que ele pode trazer para a saúde. 

5. Visite seu médico regularmente

Por fim, a principal mudança de hábito para evitar o câncer de próstata é realizar visitas regulares ao médico. Isto é, fazer os exames preventivos que podem diagnosticar a doença é a melhor saída para a prevenir ou ter um diagnóstico precoce. Assim, aumentando as chances de tratamento e cura. Para evitar que sua saúde seja abalada, procure um especialista e realize o acompanhamento para prevenção.

Fonte: clinicaceu

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *