pai e filha plano de saúde familiar

Plano de saúde familiar: saiba como escolher o ideal

Nossa família é o nosso bem mais precioso. E quem preza por ela sabe que a saúde é prioridade. Por esse motivo, contratar um plano de saúde familiar nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, por conta da alta demanda, hoje existem muitas opções de convênios com ótimo custo-benefício e você pode escolher a cobetura de acordo com suas necessidades.

Com a pandemia, a busca por convênios médicos se tornou ainda maior. Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca que o número preliminar de beneficiários em planos de assistência médica atingiu em abril desse ano 48,1 milhões de usuários, um aumento de 0,26% em relação a março. Em abril do ano passado eram 47,05 milhões.

Para te ajudar a escolher um plano adequado, selecionamos algumas dicas para que você possa conhecer um pouco mais sobre o convênio de saúde familiar e se atentar em alguns pontos antes de fechar negócio. Confira!

🔹 Modalidade de contratação do plano de saúde

Plano Individual ou Familiar – É aquele assinado entre uma operadora de planos de saúde e uma pessoa física, no qual ela é titular (responsável pelo contrato) e é extensível ao seu grupo familiar, que podem ser: cônjuge e filhos. Existem operadoras que permitem a extensão dos dependentes para pais, avós e outros familiares.

Plano Coletivo – Ele também depende de um titular que inclui os membros da família como dependentes, porém nessa modalidade a contratação é viabilizada para empresas, sindicato ou grupo de pessoas definido de acordo com a sua categoria profissional. O benefício aqui é o valor do plano, calculado com base no grupo e por esse motivo a tendência é que esses planos tenham preços mais acessíveis.

Plano PME ou Empresarial – Ele atende somente empresas e sua contratação tem como base pessoas jurídicas. Nesse caso, o plano pode ser estendido para os funcionários da empresa e seus dependentes. A empresa pode subsidiar o plano de saúde dos funcionários ou escolher a livre adesão – modo em que o funcionário vai arcar com o custo parcial ou integral do seu plano. Diante disso, o valor do plano é calculado de acordo com o grupo de pessoas que aderiram, fazendo com que o custo seja menor em comparação com as outras modalidades.

Vale ressaltar que apesar de apenas uma das modalidades ter no nome a palavra “familiar”, você também pode contratar alguma das outras modalidades para sua família, caso se encaixe nas respectivas características.

🔹 Confira a abrangência do plano

Verifique que os planos de saúde têm diferentes áreas de abrangência do atendimento. Veja qual modalidade mais se encaixa no seu perfil e da sua família, leve em consideração viagens a trabalho, visita a outros familiares e até mesmo os passeios.

▪ Nacional – Atendimento em todo o território brasileiro

▪ Grupo de estados – Atendimento em estados específicos

▪ Estado único – Atendimento somente em uma unidade federativa

▪ Grupo de municípios – Atendimento em municípios específicos

▪ Município único – Atendimento em um único município

🔹 Avalie a cobertura do plano

A cobertura do plano de saúde empresarial é um fator muito importante que deve ser avaliado. Afinal, é ela quem define quais procedimentos estão disponíveis para os beneficiários.

Conheça as alternativas e o que elas oferecem:

▪ Ambulatorial – Cobre apenas consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais.

▪ Ambulatorial e hospitalar com obstetrícia – Oferece consultas, obstetrícia, pré-natal, exames de apoio ao diagnóstico e procedimentos ambulatoriais.

▪ Hospitalar sem obstetrícia – Serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, sem garantir assistência ao parto.

▪ Hospitalar com obstetrícia – Serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, com garantia de assistência ao parto e durante 30 dias após o parto.

▪ Segmentação referência – União da prestação ambulatorial com o adicional de hospital com obstetrícia em acomodação de enfermaria (quarto compartilhado) e apartamento (quarto privado).

▪ Odontológico – Prestação de serviços exclusiva para atendimentos odontológicos.

A dica aqui é você pensar no tipo de serviço de saúde que você e sua família mais utilizam ou podem utilizar no futuro, e avaliar as propostas, por exemplo: se você tem filhos pequenos, é importante ter cobertura para pediatria.

🔹 Solicite um orçamento dos nossos planos

É muito importante pesquisar bem antes de escolher um bom plano de saúde para sua família. Compare coberturas, área de abrangências e, é claro, custo-benefício. Para facilitar esse processo, conte com a expertise da Digital Saúde.

Trabalhamos com as melhores operadoras de planos de saúde do mercado. Além de contar com uma equipe de profissionais especializados e altamente qualificados, que atuam com inteligência.

Ajudamos muitas empresas com nossas soluções eficientes!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo ☎ (11) 5555-8797.

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *