Supermercado online afeta a nossa alimentação?
Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, analisou dados referentes a compras online de supermercado e chegou a conclusões interessantes. De acordo com o estudo, esse hábito contemporâneo faz com que as pessoas consumam menos variedade de frutas e legumes. Por outro lado, ao fazer uso dos mercados virtuais, as pessoas estão menos suscetíveis ao impulso de comprar alimentos que fazem mal à saúde.
Sendo assim, é interessante ver que há vantagens e desvantagens na prática. Essas conclusões foram tiradas com base na análise de 2 milhões de compras.
Nas compras analisadas, as feitas online tiveram 13% menos vegetais frescos e 7% menos itens considerados como de “consumo impulsivo” – doces, produtos de confeitaria e salgadinhos industrializados.
A pesquisa também traz números referentes ao aumento desse tipo de compra nos últimos anos. Nos Estados Unidos, cerca de 54% das residências fez alguma compra virtual de supermercado em março de 2021. Isso representa um aumento de 328% em relação a agosto de 2019.
A pandemia de Covid-19 fez com que muitas pessoas passassem a utilizar tal recurso. “A penetração das compras online aumentou significativamente. Ao mesmo tempo em que não está tão alta quanto na fase mais aguda da Covid, continua consideravelmente maior do que antes da pandemia”, diz uma das autoras do estudo, Jura Liaukonyte, em um comunicado da Universidade de Cornell.
- Supermercado online afeta a nossa alimentação?