Com a chegada do mês de outubro, com certeza você vai ouvir falar bastante sobre o Outubro Rosa. Mas, você realmente sabe o verdadeiro significado desse termo? Além de levar a conscientização para as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama e alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce, essa data tem toda uma história por trás, que teve início lá nos Estados Unidos.

Durante todo o mês, muitas instituições abordam o tema para encorajar as mulheres e também os homens a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Portanto, se você quiser saber um pouco mais sobre essa campanha, capaz de salvar tantas vidas, é só continuar acompanhando nosso conteúdo para conferir! Boa leitura!

Afinal, o que é o Outubro Rosa?

Se você tem dúvidas sobre do que se trata esse termo, o Outubro Rosa nada mais é do que uma campanha criada com o objetivo principal de conscientizar a sociedade no geral sobre como é importante a prevenção contra o câncer de mama.

O movimento é muito significativo por mostrar exatamente que as pessoas diagnosticadas com o câncer não estão sozinhas e devemos sempre apoiar uns aos outros. Por isso, incentive, ajude e faça a sua parte para que essa campanha tenha cada vez mais sucesso.

Como esse movimento surgiu?

O Outubro Rosa teve início na década de 90, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen organizou uma corrida pela cura e distribuiu laços cor-de-rosa (mundialmente conhecido) aos participantes. A partir disso, o evento passou a ocorrer anualmente e as ações de conscientização se multiplicaram ao redor do mundo.  

No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. E a partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes.

Fatores de risco e sintomas

Não tem como falar dessa data e da prevenção, sem deixar o alerta sobre os principais fatores de risco e sintomas. É essencial prestar mais atenção em quesitos como idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais, genéticos e até mesmo hereditários, que podem influenciar na doença. Além disso, fique atento aos principais sintomas:

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no mamilo
  • Caroço fixo, endurecido e indolor
  • Nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço
  • Saída de líquido dos mamilos
  • Coceira frequente na mama ou no mamilo

Tabagismo, alcoolismo e obesidade também aumentam consideravelmente o risco de se desenvolver câncer de mama. Diversas pesquisas já apontaram que o cigarro possui substâncias cancerígenas, e que o álcool, assim como a gordura corporal, pode aumentar os níveis de estrogênio que, por sua vez, estimulam o desenvolvimento de tumores como os de mama.

Por isso é importante se cuidar. Ter uma dieta balanceada, evitando a ingestão de alimentos gordurosos, não fumar, consumir álcool moderadamente e praticar exercícios físicos são essenciais. Essas atitudes podem não impedir o desenvolvimento do câncer, mas certamente diminuem seu risco significativamente.

A importância do diagnóstico e da prevenção

Você sabia que, em grande parte dos casos, o câncer de mama pode ser detectado em fases inicias e isso aumenta as chances de tratamento e cura?

Por isso, é muito importante ficar atenta a qualquer alteração suspeita na mama. Além disso, um método simples e que pode ser feito em casa por toda mulher, o autoexame deve ser realizado uma vez ao mês e consiste em três passos simples: observação em frente ao espelho, palpação da mama em pé e a repetição da palpação deitada.

Previna-se com a Digital Saúde!

Um dos principais focos dessa campanha, é a prevenção! Veja as principais orientações de como evitar o câncer de mama:

  • Realize o autoexame
  • Faça a mamografia regularmente
  • Tenha uma alimentação nutritiva e equilibrada
  • Pratique atividades físicas constantemente
  • Evite o consumo de cigarros e álcool
  • Tenha um plano de saúde para realizar os exames preventivos

A Digital Saúde é especialista em planos de saúde e tem as melhores opções para você realizar os seus exames preventivos, não só para as mulheres, mas também para os homens, indispensáveis para manter a sua saúde e o seu bem-estar em dia. Além disso, temos assessoria e consultoria personalizada, o que proporciona um atendimento mais prático e direcionado para cuidar ainda mais de você!

Deseja nos conhecer melhor e tirar alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe:

📱 (11) 5555.8797 – WhatsApp e fixo
📧 atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Fique de olho também em nossas redes sociais, sempre publicamos dicas e novidades!

Facebook – @digitalsaudenet
Instagram – @digitalsaudenet

Este artigo foi útil?
Avalie

4 / 5. 1

4