Com o início do mês de outubro e a campanha do Outubro Rosa, com certeza alguém comentou com você sobre a importância da mamografia. Mas, você já sabe qual o objetivo desse exame e quando ele deve ser realizado?

O objetivo principal da mamografia é detectar o câncer de mama ainda na fase inicial, para que assim seja possível iniciar o tratamento quanto antes. Desse jeito, o tratamento tem mais chances de dar certo e os impactos da doença são reduzidos.

Quer saber mais sobre a importância de realizar a mamografia, quando fazer e outros detalhes importantes sobre o procedimento? Continue com leitura! A Digital Saúde preparou um conteúdo completo para você. Vamos lá?

O que é a mamografia?

A mamografia nada mais é do que um rastreio por imagem, ou seja, um tipo de raio x das mamas. É um exame simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo da doença mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

A sua principal finalidade é examinar o tecido mamário e tem a capacidade para identificar um nódulo, mesmo que ele não seja palpável. Além disso, esse exame identifica a doença e traz uma possibilidade maior de cura, se for descoberto no início. Para confirmar o diagnóstico, geralmente, é preciso realizar uma biópsia, que identifica se o tumor é maligno ou benigno.

Como funciona o exame?

Durante o exame, a mulher é posicionada em pé, de uma forma em que o seio fique entre duas placas do equipamento utilizado (mamógrafo), onde as imagens serão capturadas. O recomendado é que durante a realização do exame a paciente fique parada e segure a respiração durante alguns segundos.

A mamografia não machuca as pacientes, mas, algumas mulheres podem sentir algum tipo de desconforto, devido à compressão das mamas, principalmente se o exame for feito logo antes do período menstrual.

Com que frequência a mamografia precisa ser feita?

A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rotina deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, ao menos uma vez por ano. O exame deve ser feito por mulheres de até os 75 anos. Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes. Após o procedimento ter sido realizado, geralmente o seu resultado leva em média 2 semanas para sair.

Qual a importância para a saúde da mulher?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama corresponde a 25% dos novos casos a cada ano, ou seja, atinge uma grande parcela de mulheres, tornando assim a mamografia essencial como uma forma de prevenção.

O autoexame é de extrema importância e recomendamos muito que você faça, porém, em alguns casos, ele não consegue auxiliar no diagnóstico precoce da doença, já que ele só consegue identificar o tumor na mama quando ele já não está mais no estágio inicial.

Cuide-se com a Digital Saúde!

Já ficou claro o quanto cuidar da saúde é importante, não é mesmo? Por isso, para manter os seus exames sempre em dia e auxiliar na sua rotina, a Digital Saúde tem as melhores opções de planos de saúde para te ajudar no dia a dia! Além de garantir o seu conforto e bem-estar, temos assessoria e consultoria personalizada, para focar no que você precisa e fazer com que sua experiência seja muito mais eficiente e prática.

Quer nos conhecer melhor? Entre em contato:

WhatsApp: (11) 5555-8797
Telefone: (11) 5555-8797
E-mail: atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Este artigo foi útil?
Avalie

0 / 5. 0

0