Exames de Rotina da Criança

Exames de Rotina da Criança

Os exames de rotina da criança podem variar de acordo com a idade e o histórico de saúde da criança, mas geralmente incluem:

  1. Exame físico: avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança, incluindo medição do peso, altura e circunferência da cabeça.
  2. Verificação das vacinas: o pediatra deve verificar se a criança está em dia com o calendário de vacinação recomendado.
  3. Teste de triagem neonatal: também conhecido como teste do pezinho, é um exame de sangue que detecta diversas doenças genéticas que podem afetar a saúde da criança, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e doença falciforme.
  4. Exame de vista: é importante que as crianças façam um exame oftalmológico regularmente para detectar problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
  5. Exame de audição: um exame de audição pode detectar problemas de audição, como perda auditiva, que podem afetar a fala e a linguagem da criança.
  6. Exame de dentição: um exame dentário regular pode ajudar a detectar problemas dentários, como cáries, que podem afetar a saúde bucal da criança.
  7. Exame de sangue completo: um exame de sangue completo pode avaliar a saúde geral da criança, incluindo o nível de glicose, colesterol, triglicerídeos, hemoglobina e outros parâmetros sanguíneos.
  8. Exame de urina: um exame de urina pode detectar infecções urinárias e outros problemas renais.

É importante lembrar que a frequência e a necessidade de cada exame podem variar de acordo com a idade, histórico de saúde e outros fatores individuais de cada criança. É recomendado consultar o pediatra da criança para obter orientações mais precisas sobre quais exames são mais indicados.

Na Digital Saúde, estamos comprometidos em fornecer informações e soluções que ajudem a promover a saúde das crianças e de toda a família. É fundamental lembrar que os cuidados com a saúde devem ser uma preocupação constante e que o acompanhamento regular com profissionais de saúde é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar das crianças.