Você sabia que a taxa de suicídio é maior para o sexo masculino? Conforme os dados, a média global é de 15 homens para 8 mulheres por 100 mil habitantes.

Uma das razões dos números desses dados é que os homens têm mais resistência em buscar por ajuda psicológica do que as mulheres e até mesmo conversar sobre os seus sentimentos, já que para muitos, isso é sinal de fraqueza.

No conteúdo de hoje, a Digital Saúde vai falar sobre alguns fatores que interferem na saúde mental do homem, tabus e quais são as medidas necessárias para ter uma vida melhor! Boa leitura:

Porque a saúde mental do homem está relacionada ao machismo?

Como já citamos no início, muitas vezes e em muitas culturas, acredita-se que os homens não podem demonstrar seus sentimentos – chorar -, pois isso seria não ser forte e agir como tal.

O problema é que as emoções que acabam sendo guardadas para eles mesmos, levam a situações que podem ser prejudiciais e gerar outras até mais graves, como drogas, consumo de álcool e depressão, interferindo diretamente na saúde mental do homem.

Fatores importantes:

É importante estar atento a alguns fatores que podem estar gerando esses problemas!

Por exemplo, fatores como estressores ambientais, fases que o homem está vivenciando e exigências, podem levar a doenças em maior e menor grau.

Alguns dos problemas mais comuns é a pressão no trabalho, garantia de estabilidade financeira e até mesmo responsabilidades familiares, que podem resultar em ansiedade e desequilíbrio psicológico.

Tabus

A saúde mental do homem ainda é um tabu!

De acordo com pesquisa do Instituto Britânico de Saúde Mental Mind, 90% daqueles que se afastaram do trabalho por conta de estresses não quiseram justificar o verdadeiro motivo da ausência.

A pesquisa mostra também que 6% daqueles que contaram sobre os problemas mentais para os seus empregadores sofreram com discriminação e 2%, foram demitidos.

Mas, o sofrimento não acontece só no ambiente de trabalho. Muitos desses homens passam por isso com seus familiares e amigos, o que faz com que evitem ainda mais de falar sobre o tema e desenvolver problemas maiores.

Dicas para a saúde mental do homem!

Afinal, de que forma podemos solucionar esse problema?

De acordo com estudos, uma das principais formas de fazer isso é ter qualidade nos seus relacionamentos!

E uma relação de qualidade, com certeza é aquela onde existe respeito, conforto e segurança. Além disso, os desentendimentos também fazem parte da nossa vida, por isso, é importante buscar resolver isso de forma positiva.

Outro fator importante é o autoconhecimento!

Tenha amor-próprio e confiança nas pessoas que te fazem bem, assim, poderá desabafar sempre que necessário, mas também vai ser possível se sentir confortável com a própria companhia.

Cuide-se com a Digital Saúde!

A Digital Saúde atua diretamente na sua saúde!

Aqui, nos preocupamos e priorizamos um bom atendimento aos nossos clientes, para que possamos entendê-los e resolver as suas necessidades da melhor forma.

Oferecemos os melhores planos de saúde e odontológicos, com assessoria completa do início ao fim!

Converse com a equipe da Digital Saúde e conte com profissionais especializados:

WhatsApp: (11) 5555-8797

E-mail: atendimento@digitalsaudeassessoria.com.br

Estamos disponíveis também nas redes sociais:

Facebook: @digitalsaudenet

Instagram: @digitalsaudenet

Este artigo foi útil?
Avalie

0 / 5. 0

0