Como a má nutrição interfere na gestação
Grávidas precisam manter uma alimentação equilibrada e completa para garantir tanto a sua saúde quanto a do bebê. Uma pesquisa realizada no Institute of Science and Technology of Austria, na Áustria, indica que a falta de nutrientes durante a gestação pode danificar permanentemente o cérebro dos bebês.
Precisamos entender que o desenvolvimento do cérebro tem uma sequência de etapas coordenadas, instruídas principalmente por genes. Durante o processo, é preciso que os neurônios estejam posicionados e funcionando corretamente, e se isso não ocorrer, a pessoa pode desenvolver neuropatias graves.
No estudo, os pesquisadores descobriram que um grupo de aminoácidos desempenha um papel fundamental durante determinados estágios do desenvolvimento do cérebro. Eles traçaram detalhadamente o perfil do programa nutricional no cérebro de camundongos, isolando o efeito da falta de nutrientes específicos. Aqueles que foram privados da quantidade ideal de aminoácidos desenvolveram problemas graves que perduraram até a vida adulta, incluindo até microcefalia.
Os pesquisadores explicam que essas descobertas são importantes para ajudar a elucidar questões relacionadas a distúrbios de comportamento e outras condições de desenvolvimento neurológico.
Agora, é preciso cuidado. Ter uma alimentação completa não significa comer por dois! O excesso de peso durante a gestação pode ocasionar riscos para a gestante e para o bebê. Por isso, o acompanhamento nutricional da gestante é tão importante, porque nele o nutricionista vai colocar todos os nutrientes que a mãe e o bebê precisam em cada fase da gravidez, garantindo que ambos cheguem ao parto saudáveis.
- Como a má nutrição interfere na gestação